Metodo de ensino UNR?
A Universidad Nacional de Rosario utiliza o método PBL (Problem Based Learning), ou seja, aprendizagem baseada em problemas.
Apesar dessa metodologia ter se popularizado nos cursos de medicina nos últimos anos, o método foi desenvolvido em 1960 na Universidade Mc Master no Canadá, Cidade de Hamilton, estado de Ontario. Essa metodologia é auto-dirigida, centrada no estudante.
Como funciona?
- Cada semana se apresenta um caso clinico (chamados UP- unidad problema) impresso no ambiente de aula (tutorias), durante essa semana o aluno irá estudar os temas de cada matéria relacionado como o caso clínico. São dois encontros (tutorias) semanais.
- Os problemas são identificados e listados na primeira tutoria da semana
- O professor (tutor) não ensina em esse ambiente, senão que guia os alunos indicando os recursos didáticos necessários
- Na segunda tutoria são trazidas as informações pelos alunos e discutidas e integradas no contexto do caso-problema
- Durante a semana se darão aulas dos temas relacionados com a UP da semana
- Primeiro ano: ciclo de promoção em saude, divido em dos quadrimestres
a) 1° quadrimestre - materia Crecimiento y desarrollo. Materias: anatomia, histologia, embriologia, fisiologia, química e medicina social.
b) 2° quadrimestre - matéria Nutricion: Materias: anatomia, histologia, embriologia, fisiologia, química e medicina social enfocadas no aparato digestivo
- Segundo ano: ciclo de promoção em saude, divido em 3 trimestres
a) 1° trimestre - matéria Sexualidad y reproduccion. Materias: anatomia, histologia, embriologia, fisiologia, química e medicina social enfocadas no aparato reprodutor
b) 2º trimestre - matéria Trabajo y tiempo libre. Materias: anatomia, histologia, embriologia, fisiologia, química e medicina social enfocadas no aparato cardiorrespiratório
c) 3º trimestre - matéria Ser y su médio. Materias: anatomia, histologia, embriologia, fisiologia, química e medicina social enfocadas no aparato urinário
- Terceiro ano: ciclo de prevenção de enfermidades, divido em 2 quadrimestre
a) 1º quadrimestre - matéria Injuria: Matérias: anatomia patológica, farmacologia, microbiologia, semiologia
b) 2º quadrimestre - matéria Defensa: Matérias: anatomia patológica, farmacologia, microbiologia, semiologia
- Quarto ano: ciclo clinico
Materias: Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Cirurgia e Clinica médica
- Quinto ano: cliclo clinico
Materias: Pediatria, Cirurgia e Clinica médica
- Sexto ano/Pratica final: ciclo clinico
Rotatório em ambulancia, centro de saúde e hospital.
Perfil do estudante para adaptar a esse método?
- Iniciativa para estudar por conta própria
- Aprendem melhor com leitura e discussão
- Consideram desejável que seu aprendizado seja sempre em um contexto clínico
Apesar dessa metodologia ter se popularizado nos cursos de medicina nos últimos anos, o método foi desenvolvido em 1960 na Universidade Mc Master no Canadá, Cidade de Hamilton, estado de Ontario. Essa metodologia é auto-dirigida, centrada no estudante.
Como funciona?
- Cada semana se apresenta um caso clinico (chamados UP- unidad problema) impresso no ambiente de aula (tutorias), durante essa semana o aluno irá estudar os temas de cada matéria relacionado como o caso clínico. São dois encontros (tutorias) semanais.
- Os problemas são identificados e listados na primeira tutoria da semana
- O professor (tutor) não ensina em esse ambiente, senão que guia os alunos indicando os recursos didáticos necessários
- Na segunda tutoria são trazidas as informações pelos alunos e discutidas e integradas no contexto do caso-problema
- Durante a semana se darão aulas dos temas relacionados com a UP da semana
- Primeiro ano: ciclo de promoção em saude, divido em dos quadrimestres
a) 1° quadrimestre - materia Crecimiento y desarrollo. Materias: anatomia, histologia, embriologia, fisiologia, química e medicina social.
b) 2° quadrimestre - matéria Nutricion: Materias: anatomia, histologia, embriologia, fisiologia, química e medicina social enfocadas no aparato digestivo
- Segundo ano: ciclo de promoção em saude, divido em 3 trimestres
a) 1° trimestre - matéria Sexualidad y reproduccion. Materias: anatomia, histologia, embriologia, fisiologia, química e medicina social enfocadas no aparato reprodutor
b) 2º trimestre - matéria Trabajo y tiempo libre. Materias: anatomia, histologia, embriologia, fisiologia, química e medicina social enfocadas no aparato cardiorrespiratório
c) 3º trimestre - matéria Ser y su médio. Materias: anatomia, histologia, embriologia, fisiologia, química e medicina social enfocadas no aparato urinário
- Terceiro ano: ciclo de prevenção de enfermidades, divido em 2 quadrimestre
a) 1º quadrimestre - matéria Injuria: Matérias: anatomia patológica, farmacologia, microbiologia, semiologia
b) 2º quadrimestre - matéria Defensa: Matérias: anatomia patológica, farmacologia, microbiologia, semiologia
- Quarto ano: ciclo clinico
Materias: Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Cirurgia e Clinica médica
- Quinto ano: cliclo clinico
Materias: Pediatria, Cirurgia e Clinica médica
- Sexto ano/Pratica final: ciclo clinico
Rotatório em ambulancia, centro de saúde e hospital.
Perfil do estudante para adaptar a esse método?
- Iniciativa para estudar por conta própria
- Aprendem melhor com leitura e discussão
- Consideram desejável que seu aprendizado seja sempre em um contexto clínico
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